Na era do Netflix, não seja uma Blockbuster: Entenda como seus concorrentes podem influenciar sua atuação

Antes de explicar mais sobre a análise da concorrência é importante entender o por quê de essa prática ser tão utilizada e defendida por grandes autores e empresários. A forma como os seus concorrentes agem pode afetar significativamente o mercado e, consequentemente o planejamento da sua empresa e as decisões que devem ser tomadas dali em diante.

Existem alguns exemplos de mercados que passaram por grandes mudanças com a entrada de empresas que, por meio de um modelo de negócio baseado na inovação, acabaram desbancando grandes empresas de mercado. Entre alguns exemplos mais relevantes temos o da Netflix, empresa de streaming de filmes e séries, que foi um dos principais responsáveis por falir a Blockbuster, empresa de aluguel de DVD’s e VHS que chegou a ter 9 mil lojas físicas só no Estados Unidos e ser vendida por 8,4 bilhões de dólares em 1994, apenas 9 anos após a sua fundação. Esse caso representa de forma evidente a importância de entender seu mercado para evitar que sua empresa torne-se vítima de eventuais mudanças. Analisar os seus concorrentes permite entender o cenário do mercado em que sua empresa está inserida, descobrir como você está se posicionando em relação aos seus concorrentes e a partir disso, identificar oportunidades e pontos de melhorias que podem alavancar a atuação do seu negócio. Mas a grande dúvida é: por onde começar? Para conseguir analisar os seus concorrentes é preciso definir quem são eles.  Os concorrentes podem se dividir em dois tipos:

  • Diretos: São aqueles que disputam o mesmo mercado e oferecem um produto muito semelhante ao da sua marca. É importante que esses concorrentes sejam monitorados constantemente por possuírem uma estratégia semelhante à de sua empresa.
  • Indiretos: São aqueles que atendem o mesmo perfil de consumidor sem necessariamente oferecer um produto semelhante ao seu. Um exemplo prático de concorrência indireta é uma empresa de vassouras e uma empresa de aspiradores de pó: as duas atendem uma necessidade parecida oferecendo produtos que se diferem em diversos fatores.

Depois de definir quem são os seus concorrentes é importante entender como o seu ambiente interno influencia sua atuação diante dos fatores externos do mercado. É importante levantar os seguintes fatores:

Forças: São vantagens internas que a sua empresa apresenta em relação aos seus concorrentes.

Fraquezas: São aptidões internas que podem interferir negativamente na atuação do seu negócio.

As forças e fraquezas representam fatores internos de cada empresa, isso significa que podem ser alterados para acompanhar as mudanças do mercado. São esses fatores que vão diferenciar as empresas concorrentes, principalmente os diretos. Não é necessário que a sua empresa seja melhor que o seu concorrente em todos os aspectos mas é muito importante possuir um diferencial, o que pode variar muito de acordo com o seu público alvo. De acordo com o SEBRAE, diferenciais competitivos são vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer. É importante que esses fatores estejam de acordo com as necessidades e/ou desejos dos seus consumidores para que realmente represente um atrativo em relação aos seus concorrentes. Um exemplo disso pode ser a velocidade de atendimento. Se os seus consumidores priorizam um serviço rápido é importante que isso seja monitorado para manter a fidelidade dos seus clientes.

Após fazer essa análise dos seus concorrentes é importante entender também quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa para conseguir estabelecer o seu diferencial competitivo. É importante ter em mente que se você considera um fator um diferencial da sua empresa mas, vários do seus concorrentes também apresentam essa característica como algo marcante, essa força pode não ser um diferencial mercadológico, mas sim um requisito para que a sua empresa consiga se manter competitiva no mercado. Para complementar a análise e entender como os seus concorrentes se comportam diante do mercado é fundamental entender as oportunidades – forças externas que influenciam positivamente a empresa – e ameaças – forças externas que influenciam negativamente a empresa – do setor. As oportunidades e ameaças devem ser monitoradas, permitindo alinhar a estratégia da empresa para que seja possível tomar decisões com embasamento e que não prejudiquem a atuação da sua empresa. Um bom exemplo desses fatores pode ser um aumento da demanda por determinado serviço ou produto, uma oportunidade e a entrada de fortes concorrentes no mercado, uma ameaça. Identificar esses pontos é fundamental para que sua empresa consiga elaborar estratégias de atuação e se manter competitiva no mercado.  Esses 4 fatores – Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – são utilizados para formar a análise SWOT. Essa ferramenta permite realizar um cruzamento dos elementos levantados para entender como eles se relacionam e gerar direcionamento de atuação para sua organização.

“Então é só entender como os meus concorrentes agem e imitar na minha empresa?” … Errado! Cada organização é diferente e não significa que por que alguma estratégia funcionou para o seu concorrente  é totalmente replicável para o seu negócio. A concorrência deve ser utilizada como base para a tomada de decisão e não como uma verdade absoluta, afinal de contas cada empresa possui a sua estratégia e suas particularidades. O que pode ser feito é estudar melhor os seus concorrentes para entender para onde o setor está caminhando e identificar novas oportunidades de mercado, evitando que a sua empresa perca parte da sua fatia de mercado. Apesar de ser uma tarefa complexa, analisar seu mercado, tendências e principalmente seus concorrentes é importantíssimo para garantir os diferenciais competitivos e bons resultados de sua empresa. Quer conversar melhor sobre análise da concorrência? Clique “aqui”. 

Para começar a se diferenciar dos seus concorrentes, estamos disponibilizando uma ferramenta que permite identificar se os seus clientes estão satisfeitos com os seus serviços. É gratuito e pode te auxiliar a traçar novas estratégias para captar e fidelizar os seus clientes!

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Texto criado por Lucas Palma

Consultor da AD&M Consultoria Empresarial

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